quinta-feira, 21 de março de 2013

Bases Bíblicas para Grupos Familiares



O Pastor Irland Pereira de Azevedo, referindo-se à importância do lar no Novo Testamento, diz: "O ministério de Jesus desenvolveu-se em íntima relação com os lares, por isso muitos dos seus ensinos foram ministrados no seio das famílias" (João 4:46-54 e Lucas 19:1-10).“Usando lares a igreja pode crescer sem ter de alugar um imóvel ou ter a preocupação em construir ou comprar um prédio” 
Na Igreja Primitivas, de modo semelhante, o lar teve um papel extremamente relevante, visto que os lares são extensão da Igreja, como bem se pode observar em Atos 10:24, Romanos 16:5, Colossenses 4:15 e Filemon 2. Os lares precisam ser redescobertos pelas igrejas como fonte de evangelização dos perdidos e edificação dos crentes. Passaremos então a estudarmos o texto de Atos 2:42 a 47:

“42E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

Se nós passarmos a meditar neste texto, passaremos a entender quais eram as razões do grande crescimento da igreja Primitiva. E esses fatores são ali resumidos de uma forma simples.

“Eles se dedicavam (perseveravam, se consagravam) ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e as orações”

E o texto esclarece que estas atividades eram no Templo e nas casas. Se quisermos ver a nossa igreja crescer como a igreja primitiva, teremos que voltar a dupla ênfase da igreja primitiva; no templo e nas casas.

Vejamos mais de perto uma base bíblica para o ministério de grupos pequenos desde o Antigo testamento. Jetro, sogro de Moisés, vendo a luta do genro, aconselhou-o a estabelecer chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez pessoas, para que julgassem o povo (Ex 18:1-27). A primeira base de relacionamento e justiça, no povo de Israel, eram Grupos Pequenos de dez pessoas.

Pensando no Novo Testamento, passaremos a ver a importância de Grupos pequenos no ministério de Jesus.

- GRUPOS PEQUENOS NA VIDA DE JESUS

Jesus foi um líder de grupos pequenos. Jesus começou um grupo pequeno com 12 pessoas para ganhar as nações. E nos na maioria das vezes fazemos o oposto, queremos ganhar as nações, mas ficamos apenas com um grupo pequeno.

Jesus desenvolveu grande parte de seu ministério nas casas e em pequenos Grupos. Jesus valorizou o lar. Só pesquisando o livro de Marcos, podemos observar o seguinte comportamento de Jesus:

- Visitou e ministrou nas Casas dos discípulos. Curou a sogra de Pedro e, depois, muitos outros (Mc 1:29-34); jantou com Levi e outros “pecadores” (Mc 2:15)

- Ensinou e fez milagres nas casas. Estava ensinando quando curou o Paralítico, provavelmente na Casa de Pedro (Mc 2;1-12). Em outras casas o encontramos ensinando (3:20-34) ressuscitando os mortos (5:38-43) ministrando libertação (7:24-30) e sendo ungido com bálsamo por uma mulher (14:3-9)

- Compartilhou instruções especiais com os discípulos em casa. (Mc 7:17; 9;28; 9:33-37; 10:10-12; 14:17-25; 16;14-18).

- Ele instruiu pessoas curadas, muitas vezes indicando que sua nova vida deveria começar em casa. Após a libertação do endemoninhado geraseno, Jesus ordenou; “vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que Senhor fez, e como teve compaixão de ti” (Mc 5:19) De forma parecida, Ele mandou o Cego de Betsaida.

Jesus também ensinou na casa de fariseus, pecadores e repetidas vezes na casa de gente muito amada como Marta, Maria e Lázaro (Lc 10:38-42; Jô 11:1-46; 12:1-8)


- Jesus não só ministrou nas Casas como também mandou que seus discípulos ministrassem nos lares. Fez isso tanto com os doze (Mt 10:12-14) como também com os setenta (Lc 10:5-8). Jesus claramente enxergou a casa como um lugar estratégico.


E se dizemos que Jesus é o nosso modelo, devemos ou não usar as casas para ministrarmos a Palavra de Deus?


- GRUPOS PEQUENOS NA IGREJA PRIMITIVA

A Igreja Primitiva era um movimento fundamentado nos lares. Apesar do Ensino e da pregação serem feitos publicamente (no pátio do Templo, nas sinagogas e nos campos abertos) a verdadeira igreja acontecia nas casas. No livro de Atos dos Apóstolos podemos ver o lugar que as casas ocupavam na vida da Igreja. Olhando os primeiros doze capítulos, notamos o seguinte:

- A igreja iniciou num lar, no cenáculo (sala onde comia a ceia ou jantar) de uma casa em Jerusalém (At 1:13).

- Pentecostes aconteceu numa casa (At 2:1,2).

- Apesar de a igreja ter tido um crescimento de aproximadamente 3 mil pessoas, conservavam o habito de reuniões nos lares (At 2:46).

- As reuniões nos lares eram uma estratégia evangelística (At 5;42). Casos específicos incluem a Casa de Cornélio (At 10:24-48).

- Saulo foi curado e restaurado numa casa (At 9:17-19)

- As casas serviram de contexto para curas milagrosas, como a de Dorcas (At 9:36-41) visões, como a de Pedro (At 10;9-23) reuniões da igreja, como na casa de Maria, mãe de Marcos (At 12:12).

- Freqüentemente Paulo, no Final de suas cartas, manda uma saudação à igreja que se reunia em uma ou outra casa. (Rm 16:5; 1ª Co 16:9; Rm 16:23; Cl 4;15, Fm 1:2).


Esperamos que as bases bíblicas apresentadas nos levem a entender o valor dos grupos pequenos e do uso do Estudo Bíblico nos lares. Oremos para que Deus nos dê o mesmo compromisso que a igreja primitiva tinha.

Fonte: Apostila de Grupos Familiares - PIB-Unaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário